Pular para o conteúdo principal

arvorar experimento n.2



Refletir sobre a percepção do movimento ao locomovermo-nos próximo, em torno e em cima de diferentes árvores.

Perceber os tipos de reações que nosso corpo manifesta ao experimentarmos os movimentos necessários para dançar entre árvores diversas.

Estabelecer estética e ideologicamente relações entre o corpo humano e o corpo das árvores.

Selecionar movimentos fáceis e seguros ao percorrermos o interior das copas, que nos proporcione qualidade de movimento e estabilidade, com o intuito de preservar a saúde física de ambos os corpos.

Após definida a escolha das árvores, a seleção de movimentos e a memorização dos percursos, reproduzir os movimentos no solo como mímica.

Perceber e analisar as facilidades e dificuldades de transposição coreográfica do alto das árvores para o solo.

Retomar as sensações experimentadas nas árvores em busca de influências na dinâmica de execução da coreografia.

Substituir as copas das árvores por um tapete de cinco metros composto por uma fina camada de areia peneirada sobre o solo.

Qualquer passo sobre este tapete provoca a impressão de uma pegada, logo a dança exerce forte influência formal sobre este cenário.

Ao reproduzirmos os percursos que criamos nas diferentes árvores para este tapete de areia, materializamos através do desenho formado a dança gerada pela disforme disposição dos galhos das árvores experimentadas.

Sobre o tapete de areia, o passo define o traço, um erro pode danificar o desenho, sobre as árvores, o passo define o destino, um erro pode danificar o corpo.

Registrar os sons e reações das pessoas, dos animais e veículos que interferirem no espaço cênico sobre o tapete de areia e os sons dos animais, pessoas e veículos que nos influenciam durante as experimentações das idéias nas árvores.





work in progress
clênio magalhães

participação especial do ator maurício mendes - gov. valadares (mg)
áudiovisual de tamaki yonekura - gov. valadares (br) tokyo (jp)

agradecimentos:
hibridus cia de dança - ipatinga (mg)
espaço cultural passo a passo - gov. valadares (mg)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Camaleões Festa Contemporânea

Clênio Magalhães + Cib Maia Ph by Netun Lima Ph by Phellipe Messias  ph by Dió Freitas Cib Maia by  ph by Dió Freitas Aki Katai ph by Dió Freitas  

FUNDAMENTOS DA DANÇA

Figura 1: Paintbrush sobre Jean-Georges Noverre A DANÇA NA PRÉ-HISTÓRIA (1.000.000 a.C. ao Século V) Devido a grandes revoluções humanas a dança sofreu grandes transformações, desde seu "surgimento". Devido a marcante presença da expressão corporal em seu processo de desenvolvimento, a dança acompanha a cultura de cada época. Valores, crenças, hábitos e comportamentos de cada fase histórica da humanidade refletem no fazer em dança demonstrando seu aspecto político e co-criador da realidade. Quando pensamos em dança, temos uma ideia de dança, uma concepção particular do movimento conhecido cultural e artisticamente como dança em determinada época. Essa ideia de dança é pessoal e intransferível, pois mesmo em coletivos culturais, ao contar ao outro qual é a sua ideia de dança, esta já se transforma em outra dança, carregada de valores de quem a experienciou e a transferiu como conhecimento. Há de se imaginar que a ideia de um movimento transcendente foi sendo transmitida ...

O fantástico trabalho de Vik Muniz em Passione

4,5 toneladas de lixo foram usadas pelo fotógrafo e artista plástico brasileiro radicado em Nova Iorque, Vik Muniz , para criação da abertura da novela Passione da Rede Globo   por  Sílvio de Abreu . Vik Muniz é um dos artistas mais respeitados no mundo. Ao invés de tinta o artista usa    molho de macarrão açúcar geléia caviar e até diamantes Uma obra de Vik Muniz denominada His and Hers está a venda na internet: um quadro pintado com chocolate, no valor de U$ 110 mil. O elemento surpresa é a principal característica do seu trabalho, quando as inusitadas pequenas partes se transformam num todo reconhecível. Um mosaico no superlativo da sensibilidade dos insights. A vanguarda e a contemporaneidade da arte brasileira sendo aceita e admirada pela massa. Para apreciar mais de 200 obras do artista visite sua página no  ARTSY.NET , uma galeria virtual que tem como missão disponibilizar a arte mundial a qualque...