Pular para o conteúdo principal

Letra da Dança: Dançaterapia, técnica e bem-estar

    O livro Letra da Dança é um manual completo para execução e aplicação de movimentos corporais em diversos segmentos da dança e dançaterapia. Sua existência tem potencial de ampliar o campo da Dançaterapia Contemporânea Brasileira, podendo ser aplicada em estudos e trabalhos relacionados às Práticas Integrativas Complementares, processos criativos em dança contemporânea e ensino-aprendizagem do movimento criativo em geral.  A técnica Letra da dança, desenvolvida há aproximadamente trinta anos por Clênio Magalhães, concentra potencial técnico, artístico, filosófico, terapêutico e psicológico.


   

    O autor, Clênio Magalhães é doutorando em Dança PPGDANÇA UFBA 2025, é professor, pesquisador, dançaterapeuta e artista da Dança. Especialista em Dançaterapia pela UNYLEYA (2021) e Mestre em Dança PPGDANÇA UFBA (2024). Autor dos livros O Corpo Ciente: ampliando o campo da experiência motora - Arcano 3 Editora  (2023) e Coreoação: Propostas criativas para a sustentabilidade do corpo em movimento - Arcano 3 Editora (2024). A coautora do livro Letra da Dança é Laís Pithon é fisioterapeuta, especialista em traumato-ortopedia, docente na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, instrutora de Pilates pela Active Pilates Brasil com upgrade no Canadá e é certificada em Estudos de Ensino do Ballet pela Royal Academy of Dance. As ilustrações do livro Letra da Dança são de Apolo Matos que é estudante do ensino médio (3ª ano), aos 5 anos de idade participou da Exposição “A Lua de Apolo e o Sol de Agamenon” (2023), da editoração do livro “O mundo de Nina e Peu” (2017), ilustração do livro “Assanhaço Azul” de Adelice Souza (2019) e ilustração do Card da Feira Livre do CAMMA (2021)

        Os movimentos da Letra da Dança serão demonstrados por seis personagens com características diversas. A variedade de corpos é abordada no livro para que o leitor possa sentir a segurança em adaptar a técnica ao seu corpo com suas limitações, potências e fragilidades. Alex é um adolescente paraplégico que usa cadeira de rodas, Miguel é uma criança cega de nascença, Emi é uma idosa com mobilidade reduzida, Angohó é uma mulher indígena gestante de sete meses, Yomo é um homem negro surdo e Cris é autista e traz nuances de identidade, sensorialidade, gênero e expressão. Na técnica Letra da Dança, os corpos plurais são reconhecidos com suas histórias, experiências e modos de viver diversos. São bem diferentes mas possuem a dança em comum.

Movimento-letra "Z". Ilustração: Apolo Matos

    Letra da Dança, também lançado com a Editora Arcano 3,  trata do vasto repertório de movimentos corporais em encontro com suas memórias verbais. Sua estrutura é naturalmente complexa e multifacetada, onde as suas micro partes têm como objetivo proporcionar condicionamento integral, físico e emocional, revelando a macro relação entre a dançaterapia, a criatividade e a linguagem verbal. Com um repertório de 91 movimentos de dança feito um alfabeto, a obra expressa mensagens sobre o texto corporal. 
    A comunicação de dança é diferente de como faz o verbo, pois palavra é direta e se aproxima do gesto, enquanto o movimento é difuso e se aproxima da dança. Quando abordamos a relação entre bem-estar, corpo e palavra estamos também tratando de aspectos que podem influenciar na memória e na emoção, pois o corpo dançando engaja múltiplos sistemas sensoriais e cognitivos, criando uma representação mais rica e profunda da informação.

Na poesia quando o assunto é movimento as palavras se movem.

Na dança quando o tema é palavra os músculos recitam.

Os corpos comunicam.

As frases dançam.

O ar é página.

A pauta é palco.

@cleniomagalhaes


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Camaleões Festa Contemporânea

Clênio Magalhães + Cib Maia Ph by Netun Lima Ph by Phellipe Messias  ph by Dió Freitas Cib Maia by  ph by Dió Freitas Aki Katai ph by Dió Freitas  

FUNDAMENTOS DA DANÇA

Figura 1: Paintbrush sobre Jean-Georges Noverre A DANÇA NA PRÉ-HISTÓRIA (1.000.000 a.C. ao Século V) Devido a grandes revoluções humanas a dança sofreu grandes transformações, desde seu "surgimento". Devido a marcante presença da expressão corporal em seu processo de desenvolvimento, a dança acompanha a cultura de cada época. Valores, crenças, hábitos e comportamentos de cada fase histórica da humanidade refletem no fazer em dança demonstrando seu aspecto político e co-criador da realidade. Quando pensamos em dança, temos uma ideia de dança, uma concepção particular do movimento conhecido cultural e artisticamente como dança em determinada época. Essa ideia de dança é pessoal e intransferível, pois mesmo em coletivos culturais, ao contar ao outro qual é a sua ideia de dança, esta já se transforma em outra dança, carregada de valores de quem a experienciou e a transferiu como conhecimento. Há de se imaginar que a ideia de um movimento transcendente foi sendo transmitida ...

O fantástico trabalho de Vik Muniz em Passione

4,5 toneladas de lixo foram usadas pelo fotógrafo e artista plástico brasileiro radicado em Nova Iorque, Vik Muniz , para criação da abertura da novela Passione da Rede Globo   por  Sílvio de Abreu . Vik Muniz é um dos artistas mais respeitados no mundo. Ao invés de tinta o artista usa    molho de macarrão açúcar geléia caviar e até diamantes Uma obra de Vik Muniz denominada His and Hers está a venda na internet: um quadro pintado com chocolate, no valor de U$ 110 mil. O elemento surpresa é a principal característica do seu trabalho, quando as inusitadas pequenas partes se transformam num todo reconhecível. Um mosaico no superlativo da sensibilidade dos insights. A vanguarda e a contemporaneidade da arte brasileira sendo aceita e admirada pela massa. Para apreciar mais de 200 obras do artista visite sua página no  ARTSY.NET , uma galeria virtual que tem como missão disponibilizar a arte mundial a qualque...