lugar de encontrar o outro ( são paulo x governador valadares)




foram três dias diferentes, em semanas e meses diferentes. kátia rozatto e clênio magalhães juntos em valadares.
para que?
para trocar idéias, para compartilhar momentos artísticos, para opinar, para escutar, para falar, para criticar, para descansar, para comer, para realizar várias coisas juntos. a experiência foi no mínimo diferente de tudo que eu já havia vivenciado em relação a intercâmbios. através da troca contaminei-me com o compromisso de ser observado por uma 'desconhecida'. e decidi arriscar, dar a cara a tapa e expor meus momentos mais íntimos da criação. propus à nossa equipe que colocasse-mo-nos em teste para nós mesmos, experimentando nossas mais espontâneas inspirações. e eles toparam.
deparamo-nos com nossas diferenças, o que seria inevitável. foram momentos difíceis de não saber se estávamos nos encontrando ou confrontando, compartilhando ou suportando, agradando ou incomodando?
a resposta?
a arte naquele momento era o mais importante. como diretor, não permiti que as opiniões se confrontassem, mas que a própria obra fosse caminhando contaminada por aqueles corpos atuantes, ouvintes, protagonistas e antagonistas.
uma coisa é certa, transformamo-nos. uns mais intensivamente que outros, mas não somos mais os mesmos depois de encontrar o outro.
quando criança, fase de nossa vida em que mais aprendemos sobre o mundo, de forma intensiva, pois temos que aprender a falar, a nos comportar, a ler, a somar, a vestir, a comer, a tomar banho, a brincar,... só conseguimos fazê-lo de forma eficiente pois estamos sempre acompanhados de outras crianças, seja na escola, na igreja, no bairro, família, etc. o projeto lugar de encontrar o outro colocou-me de novo neste estágio de aprendizagem, remetendo-me ao passado para perceber como é importante que continuemos em grupos para que possamos descobrir intensivamente os segredos do mundo. obrigado °hibridus cia de dança° pela oportunidade, kátia rozato pela paciência, maurício pela disciplina e dedicação, tamaki por seu profissionalismo e talento investidos, davi por sua companhia silenciosa e olhar curioso, gessé por sua investigação, celinho pelos movimentos e entrega, américa pelo delicioso café da tarde, a minha equipe pela deliciosa noite de aleluia.
salve, salve!!

Nenhum comentário: