a impossível classificação da arte contemporânea
este pequeno artigo representa uma inquietação particular quanto aos inúmeros questionamentos sobre o que seja essa arte contemporânea que vem ganhando a cada dia mais espaço no mercado cultural mundial. geralmente as obras contemporâneas promovem tensões interpretativas por localizar-se no campo do desconhecido. na fruição da arte contemporânea encontram-se alguns entraves gerados pela ausência de identidade percebida pelo receptor. essa identidade inexiste ou existe em mínimas proporções por vários motivos, dentre eles posso citar: a massificação cultural promovida pela imprensa, pela ausência deste conteúdo na educação escolar e pela insistente classificação desta modalidade inclassificável. o primeiro motivo provoca uma padronização da arte fazendo com que o público busque reconhecer e não criar novas interpretações, o segundo não assegura a vastidão do vocabulário sensitivo da arte na criança, queimando fases que serão necessárias para a fruição da arte na idade adulta e o último por tentar definir algo que sempre estará em mudança em todos os aspectos. sem querer classificar, mas apenas expondo minha maneira de relacionar-me com a arte, diria que a arte contemporânea representa a arbitrariedade das escolhas, onde corpo e mente fundem-se em mito. a alteridade é responsável pela variedade de critérios utilizados para realização de uma análise taxonômica da arte contemporânea. a arte contemporânea não carece de definições pois o fenômeno de afetação pela arte acontece de forma axiomática. a variação da capacidade sensitiva da obra ocorrerá de acordo com as diferentes experiências que este receptor já vivenciou. todo público está preparado para receber uma mensagem artística, porém a densidade e a dispersão dos conteúdos variam de acordo com a cultura. acredito que seja pertinente atender ao público contemporâneo oferecendo-lhe informações acerca da permissividade de diferentes formas de percepção e talvez a maior responsabilidade esteja nas mãos da educação que é responsável por preparar a criança para as mudanças do mundo e não somente reproduzir a arte enlatada dos meios de comunicação. neste aspecto a arte-educação exerce um papel importantíssimo no que tange à construção de uma nutritiva base sensorial de percepção artística para fomentar o consumo de arte para gerações futuras.
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