Pular para o conteúdo principal

lugar de encontrar o outro



o projeto 'lugar de encontrar o outro' programação integrante do 'enarcti 2008' promovido pela °hibridus° de ipatinga (mg), está em governador valadares quebrando definitivamente todos os limites impostos pela necessidade de conceituar a arte.

no dia 13 de junho de 2008 o grupo nos proporcionou uma curiosa experiência no templo ecumênico do campus 2 da universidade vale do rio doce com sua mais recente pesquisa cênica denominada 'entre' que confirma esta ausência de bordas nos fundamentos artísticos.

tv,câmeras fotográficas e filmadoras, sapatos, telas de proteção para construção civil, cheiros, gostos, sons e sensações. todos esses elementos se fundem numa espécie de humus fertilizante dos sentidos.

não há o que questionar. o grupo hibridus justifica sua caótica estética em sua infinita incompletude, assumindo uma condição 'em construção'. não há possibilidade de sentir-se seguro ou confortável, assim como quando adentramos num edifício em obras, onde só podemos imaginar como ficará cada espaço após o acabamento.

por conhecer um pouco mais sobre a história do grupo, consigo enchergar em 'entre' uma forte influência:
-do ritmo acelerado dos dias (família, faculdade, amor, economia, fé, ciência..)
-da atmosfera de super produção da cidade de ipatinga (progresso que necessita de cautelosa análise)
-da diversidade dos jovens componentes em busca do futuro (arquitetura, história, fisioterapia, fotografia..)
-da colaboração dos inúmeros intercâmbios entre profissionais de arte contemporânea (enartci)

as indefinições surgem pelo fato de que a marca mais forte dos seus trabalhos seja justamente a efêmera paisagem urbana. os trabalhos do grupo hibridus, permitem-nos perceber com mais sensibilidade como o progresso, diariamente, exerce influência sobre o nosso desenvolvimento físico e psíquico e nem sempre damos conta disso no presente.

embora a obra permita a participação de 100 pessoas por sessão, tivemos em valadares aproximadamente 25 pessoas. 1/4 de aproveitamento é baixo, mas considerando todo o distanciamento da vanguarda artística no interior mineiro, acreditamos que seja um número satisfatório e nos dá a esperança de um breve crescimento.
o 'lugar de encontrar o outro' deixou saudades.
galera hibridus, agradecemos todo o profissionalismo dedicado à nossa platéia e aguardamos ansiosos um retorno.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Camaleões Festa Contemporânea

Clênio Magalhães + Cib Maia Ph by Netun Lima Ph by Phellipe Messias  ph by Dió Freitas Cib Maia by  ph by Dió Freitas Aki Katai ph by Dió Freitas  

FUNDAMENTOS DA DANÇA

Figura 1: Paintbrush sobre Jean-Georges Noverre A DANÇA NA PRÉ-HISTÓRIA (1.000.000 a.C. ao Século V) Devido a grandes revoluções humanas a dança sofreu grandes transformações, desde seu "surgimento". Devido a marcante presença da expressão corporal em seu processo de desenvolvimento, a dança acompanha a cultura de cada época. Valores, crenças, hábitos e comportamentos de cada fase histórica da humanidade refletem no fazer em dança demonstrando seu aspecto político e co-criador da realidade. Quando pensamos em dança, temos uma ideia de dança, uma concepção particular do movimento conhecido cultural e artisticamente como dança em determinada época. Essa ideia de dança é pessoal e intransferível, pois mesmo em coletivos culturais, ao contar ao outro qual é a sua ideia de dança, esta já se transforma em outra dança, carregada de valores de quem a experienciou e a transferiu como conhecimento. Há de se imaginar que a ideia de um movimento transcendente foi sendo transmitida ...

Letra da Dança: Dançaterapia, técnica e bem-estar

     O livro Letra da Dança é um manual completo para execução e aplicação de movimentos corporais em diversos segmentos da dança e dançaterapia. Sua existência tem potencial de ampliar o campo da Dançaterapia Contemporânea Brasileira, podendo ser aplicada em estudos e trabalhos relacionados às Práticas Integrativas Complementares, processos criativos em dança contemporânea e ensino-aprendizagem do movimento criativo em geral.     A técnica Letra da dança, desenvolvida há aproximadamente trinta anos por Clênio Magalhães, concentra potencial técnico, artístico, filosófico, terapêutico e psicológico.         O autor,  Clênio Magalhães é d outorando em Dança PPGDANÇA UFBA 2025, é professor, pesquisador, dançaterapeuta e artista da Dança. Especialista em Dançaterapia pela UNYLEYA (2021) e Mestre em Dança PPGDANÇA UFBA (2024). Autor dos livros O Corpo Ciente: ampliando o campo da experiência motora - Arcano 3 Editora  (2023) e Coreoação:...