lugar de encontrar o outro



o projeto 'lugar de encontrar o outro' programação integrante do 'enarcti 2008' promovido pela °hibridus° de ipatinga (mg), está em governador valadares quebrando definitivamente todos os limites impostos pela necessidade de conceituar a arte.

no dia 13 de junho de 2008 o grupo nos proporcionou uma curiosa experiência no templo ecumênico do campus 2 da universidade vale do rio doce com sua mais recente pesquisa cênica denominada 'entre' que confirma esta ausência de bordas nos fundamentos artísticos.

tv,câmeras fotográficas e filmadoras, sapatos, telas de proteção para construção civil, cheiros, gostos, sons e sensações. todos esses elementos se fundem numa espécie de humus fertilizante dos sentidos.

não há o que questionar. o grupo hibridus justifica sua caótica estética em sua infinita incompletude, assumindo uma condição 'em construção'. não há possibilidade de sentir-se seguro ou confortável, assim como quando adentramos num edifício em obras, onde só podemos imaginar como ficará cada espaço após o acabamento.

por conhecer um pouco mais sobre a história do grupo, consigo enchergar em 'entre' uma forte influência:
-do ritmo acelerado dos dias (família, faculdade, amor, economia, fé, ciência..)
-da atmosfera de super produção da cidade de ipatinga (progresso que necessita de cautelosa análise)
-da diversidade dos jovens componentes em busca do futuro (arquitetura, história, fisioterapia, fotografia..)
-da colaboração dos inúmeros intercâmbios entre profissionais de arte contemporânea (enartci)

as indefinições surgem pelo fato de que a marca mais forte dos seus trabalhos seja justamente a efêmera paisagem urbana. os trabalhos do grupo hibridus, permitem-nos perceber com mais sensibilidade como o progresso, diariamente, exerce influência sobre o nosso desenvolvimento físico e psíquico e nem sempre damos conta disso no presente.

embora a obra permita a participação de 100 pessoas por sessão, tivemos em valadares aproximadamente 25 pessoas. 1/4 de aproveitamento é baixo, mas considerando todo o distanciamento da vanguarda artística no interior mineiro, acreditamos que seja um número satisfatório e nos dá a esperança de um breve crescimento.
o 'lugar de encontrar o outro' deixou saudades.
galera hibridus, agradecemos todo o profissionalismo dedicado à nossa platéia e aguardamos ansiosos um retorno.

Nenhum comentário: