Pular para o conteúdo principal

Batalha de Dança em Governador Valadares MG

     Aproveitando que no dia 29 de abril, o mundo inteiro comemora o dia da Dança, decidimos, realizar na Galeria Monhangara uma Batalha de Dança. A Batalha foi realizada por dançarinos das modalidades Street, Jazz e Vogue Dance. Foram três sábado seguidos: dias 2, 9 e 16 de abril preenchendo todo o mês de comemoração da dança.



     Para quem não sabe, o dia 29 de abril é comemorado por ser a data de nascimento de Noverre, um mestre francês (1727 - 1810). Jean-Georges Noverre teria escrito um conjunto de cartas sobre o balé clássico, "Letters sur la Dance", transgredindo os princípios gerais da época. Sua proposta era tornar o balé clássico mais expressivo, além de sugerir uma movimentação mais sutil e simplificado para o balé.




     O evento BATALHA DE DANÇA GV superou todas as nossas expectativas. O público eclético se comportou de maneira bem a vontade, se acomodando nas dependências da Galeria Monhangara, seja nos degraus de seus salões, bancos, cadeiras e muita gente sentada no chão. Este despojamento, trouxe o que pretendíamos, uma atmosfera bem urbana onde pessoas de várias classes, gêneros e idades compartilhassem a mesma diversão. 

Àteles Xavier fotografado por Yago Santana dando uma amostra de Vogue Dance


     No dia 2, a Batalha foi apresentada por mim, Clênio Magalhães, dando um caráter bem educativo e introdutório da proposta, fazendo jus ao slogan divulgado na Galeria Monhangara como sendo um "Lugar de Aprender". Nesta noite a platéia pode saber um pouco mais do universo das modalidades participantes, observando atenta a cada palavra proferida. Foi muito emociante constatar em cada brilho no olhar o interesse de todos. No dia 9, a apresentação ficou por conta do artista Maurício Mendes. Com seu tom divertido e muito educado, o público pode rir e se sentir bem a vontade com seu carisma. A final dia 16 ficou por conta do multifacetado e eletrizante Raroar, que não só divertiu e arrancou risadas de todos como deu uma palhinha de Vogue Dance se embolando em contato improvisação com a vencedora da modalidade Tai Peres. 




     As duas primeiras semi finais foram julgadas pelo público e a final contou com a presença de um júri de três grandes nomes da dança da cidade. Tatiana Tassis, artista da dança, coreógrafa, produtora, graduada, pós-graduada e MBA em Dança, organizadora pelo quinto ano da Semana da Dança, evento que entrou para a programação oficial da cidade de Governador Valadares MG. Marcela Moreira Coelho, bailarina, professora, proprietária do Studio de Dança Marcela Moreira Coelho há mais de trinta anos na cidade de Governador Valadares. Tatiana Coelho, bailarina e professora no Studio de Dança Marcela Moreira Coelho. 

     Passaram pelas disputas grandes nomes da dança de Governador Valadares e até de outra cidade como  André Lopes da cidade de Teófilo Otoni. Os competidores do Street Dance foram: Jefferson Adam, João Henrick, Thiago Souza e  Reinaldo Bruno, classificando-se o jovem talento Jefferson Adam. Na modalidade Jazz Dance, tivemos André Lopes, André Miranda, Clarissa Neves e Vanessa Carmo, classificando-se Clarissa Neves da Grand Jeté Escola Mineira de Ballet. E no Vogue Dance, além da participação espontânea de vários simpatizantes da modalidade :), tivemos oficialmente a disputa entre Clarice Macieira e Tai Peres, classificando-se Tai Peres.

     O evento veio provar que o público valadarense, está em sintonia com o que está rolando em todo o mundo, e gosta de prestigiar a dança em suas diversas modalidades. Pais e mães levaram seus filhos e filhas que sentados à beira do linóleo, observavam atentas cada respiração dos dançarinos. Jovens adolescentes, sentados no chão, se agrupavam em círculo, ou amontoados uns aos outros em ritmo de torcida e diversão.

    Aproveitamos para agradecer à equipe da Secretaria Municipal de Cultura Esporte Lazer e Juventude pelo apoio, nos concedendo espaço, equipamento e excelente equipe para a plena realização deste sonho. Sr. Secretário de Cultura João Paulo, Gerente de Cultura Mônica Coelho, Técnicos Juceli e Darci e camareiras Dona Lourdes e Dalva, vocês brilharam!

     Agradecemos também o apoio da Plié Artigos para Dança nos apoiando com linóleo, venda de ingressos, realização de inscrições, divulgação e apoio durante todo o evento. Muito obrigado!

     O nosso muito obrigado vai também para o fotógrafo Yago Santana, além de belíssimos cliques nos apoiou em vários momentos de caixa, bilheteria e logística. Valeu demais parceiro!














     Fotos na sequência: André Lopes, André Miranda, Jefferson Adam, Clênio Magalhães, Thiago Souza, Clarissa Neves, João Henrick, Vanessa Carmo, Reinaldo Bruno, Clarice Macieira, Tai Peres by Yago Santana. (Clique nas imagens para ampliá-las.)

     Como várias outras maravilhas da vida, "quanto mais melhor", já estamos programando uma segunda Batalha. Gostaríamos de continuar com a modalidade Street Dance, que é a pioneira neste tipo de evento no mundo e propor que os leitores nos indiquem mais outras duas modalidades.
"Quais outros estilos de dança você acha que deveria entrar para a Batalha de Dança GV?" "Quem são seus dançarinos prediletos para duelarem nestas modalidades?"

BATALHA DE DANÇA GV
Galeria Monhangara - Lugar de aprender
Organização: 
SMCEL, Clênio Magalhães e Sandra de Oliveira

Até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Camaleões Festa Contemporânea

Clênio Magalhães + Cib Maia Ph by Netun Lima Ph by Phellipe Messias  ph by Dió Freitas Cib Maia by  ph by Dió Freitas Aki Katai ph by Dió Freitas  

FUNDAMENTOS DA DANÇA

Figura 1: Paintbrush sobre Jean-Georges Noverre A DANÇA NA PRÉ-HISTÓRIA (1.000.000 a.C. ao Século V) Devido a grandes revoluções humanas a dança sofreu grandes transformações, desde seu "surgimento". Devido a marcante presença da expressão corporal em seu processo de desenvolvimento, a dança acompanha a cultura de cada época. Valores, crenças, hábitos e comportamentos de cada fase histórica da humanidade refletem no fazer em dança demonstrando seu aspecto político e co-criador da realidade. Quando pensamos em dança, temos uma ideia de dança, uma concepção particular do movimento conhecido cultural e artisticamente como dança em determinada época. Essa ideia de dança é pessoal e intransferível, pois mesmo em coletivos culturais, ao contar ao outro qual é a sua ideia de dança, esta já se transforma em outra dança, carregada de valores de quem a experienciou e a transferiu como conhecimento. Há de se imaginar que a ideia de um movimento transcendente foi sendo transmitida ...

O fantástico trabalho de Vik Muniz em Passione

4,5 toneladas de lixo foram usadas pelo fotógrafo e artista plástico brasileiro radicado em Nova Iorque, Vik Muniz , para criação da abertura da novela Passione da Rede Globo   por  Sílvio de Abreu . Vik Muniz é um dos artistas mais respeitados no mundo. Ao invés de tinta o artista usa    molho de macarrão açúcar geléia caviar e até diamantes Uma obra de Vik Muniz denominada His and Hers está a venda na internet: um quadro pintado com chocolate, no valor de U$ 110 mil. O elemento surpresa é a principal característica do seu trabalho, quando as inusitadas pequenas partes se transformam num todo reconhecível. Um mosaico no superlativo da sensibilidade dos insights. A vanguarda e a contemporaneidade da arte brasileira sendo aceita e admirada pela massa. Para apreciar mais de 200 obras do artista visite sua página no  ARTSY.NET , uma galeria virtual que tem como missão disponibilizar a arte mundial a qualque...