Oficina DRAMATURGIA DO CORPO - Uma introdução ao Teatro Físico


DRAMATURGIA DO CORPO

Uma introdução ao Teatro Físico

Professor
Clênio Magalhães

Governador Valadares (MG)

1 - O curso:

O que é Teatro Físico? Qual a sua origem? O Teatro Físico no Brasil. A utilização do espaço pelo ator no Teatro Físico. Além de responder a questões como estas, o curso pretende apresentar os maiores nomes desta modalidade teatral no Brasil e no mundo. As práticas que compõem oitenta por cento do curso buscam evidenciar a importância do gesto enquanto linguagem, enquanto instrumento de comunicação para o teatro e para a vida cotidiana. Como criar o gesto teatral? Qual a diferença entre o gesto do cotidiano e o gesto teatral? Sem utilização do verbo, a mostra final do curso buscará mostrar que o gesto, o movimento e a ação física constituem as principais atitudes cênicas do ator criador.


2 - Objetivos:

Dar aos participantes a consciência da importância do corpo e suas ações físicas como instrumentos universais de comunicação e expressão.

Estimular a reflexão crítica a respeito das transformações que vêm ocorrendo na linguagem das artes cênicas que influenciam nas criações contemporâneas.


Fornecer atividades que venham a possibilitar o aprimoramento dos potenciais expressivos do corpo cênico através de seus gestos, movimentos e ações físicas.

3- Público Alvo:
Atores, Dançarinos, Professores de arte com idade superior a 16 anos.


4 - Turmas:
As turmas serão compostas por 30 participantes (máximo).


5 - Carga horária: 12 horas
6 - Dias: (a definir)


7 - Programa:
O curso será oferecido em três módulos como segue:

Módulo I
O que é Teatro Físico? Movimento, gesto e ação física. Condicionamento corporal. A exploração do Espaço e do Silêncio.


Módulo II
A Dramaturgia corporal. A partitura física das cenas. A ação física e a emoção. O Sistema Nervoso Somático e suas utilizações conscientes no teatro.


MóduloIII
Mostra. O poder da repetição. Utilização das técnicas apreendidas.



8 - Docente:
Este curso será ministrado pelo Professor Clênio Magalhães (Educação Física FACS e Superior em Tecnologia em Produção do Audiovisual – FAC –UNIVALE, Educação Física – UNIPAC, Artes – Instituto Imaculada Conceição), ator, diretor, dançarino e coreógrafo graduado em Licenciatura em Dança pela Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia UFBA (2003).


9 - Contatos - cleniomagalhaes@uol.com.br

10 - Didática:
O curso será conduzido pela tarefa de traduzir com o corpo, através das técnicas apresentadas, contos escolhidos da obra do escritor brasileiro Machado de Assis para formatação da mostra final.


VAMOS COMEÇAR?!!!!!

Um comentário:

monica mosqueira disse...

Sucesso!