Pular para o conteúdo principal

Euphorico a Céu Aberto 2009 Brasil + França



O projeto Euphorico é uma experiência de intercâmbio entre as companhias de dança contemporânea, Grupo X de Improvisação (BR) e Cia. Artmacadm (FR), realizada desde 2005 alternando continuadamente em realizações no Brasil e na França, respondendo aos territórios contemporâneos da arte e novas tecnologias.

Em 2009, no quadro do Ano da França no Brasil, Euphorico A Céu Aberto acontecerá na área externa do Cine Teatro Boa Vista no bairro Engenho Velho de Brotas. A proposta é criativa/interativa, onde o aproveitamento de todos os elementos que compõem o espaço como mesas, árvores, platôs, luz solar, transeuntes, etc. transformam o território escolhido em um lugar de possibilidades.

As ações do projeto estendem-se por toda a cidade de Salvador com o encontro de artistas de diferentes partes do globo que fazem de um simples café um pretexto para reflexões e descobertas de novas premissas para assuntos pertinentes à arte na atualidade.

Se danças o que a maioria demanda, serás rejeitado pela minoria.
Se danças o que a minoria demanda, serás rejeitado pela maioria.
Logo se danças serás rejeitado.

Entre recuos e aproximações buscamos em Euphorico experiências que nos garantam uma síntese do que pensamos sobre ser e ou estar artista no século XXI.

O contexto no qual a experiência Euphorico se dá é de um grande engarrafamento. As sutilezas dos encontros e desencontros esmiuçam-se entre os grandes acontecimentos artísticos e culturais que povoam o cotidiano das pessoas. Nosso desafio é pontuar esses encontros, colorir os contatos, destacar as interações, valorizar as colaborações, enriquecer o humano de quem nos rodeia.

12 de setembro: Apresentação no Palco Alternativo da Escola Contemporânea de Ballet.

Palco italiano, linóleo preto delimitando o espaço cênico, cadeiras enfileiradas para o público, apresentadora para fornecer informações prévias das atrações.

A intervenção do Euphorico A Céu Aberto neste dia trouxe ao público presente algumas informações a mais: o diferencial, o inusitado, o aleatório, a colagem, o descartável, o congestionamento, a rima, a seleção, a dúvida. Estas informações que fazem parte da vida conteporânea seja na internet, na escola, no shopping, no templo ou no show do artista predileto, de repente encontravam-se engarrafadas entre os corpos. Era a platéia sendo perturbada através de um convite a sair de sua condição de expectador passivo para uma posição de elemento compositor da obra. As ações do projeto transportavam nos para um espaço desconhecido.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Camaleões Festa Contemporânea

Clênio Magalhães + Cib Maia Ph by Netun Lima Ph by Phellipe Messias  ph by Dió Freitas Cib Maia by  ph by Dió Freitas Aki Katai ph by Dió Freitas  

FUNDAMENTOS DA DANÇA

Figura 1: Paintbrush sobre Jean-Georges Noverre A DANÇA NA PRÉ-HISTÓRIA (1.000.000 a.C. ao Século V) Devido a grandes revoluções humanas a dança sofreu grandes transformações, desde seu "surgimento". Devido a marcante presença da expressão corporal em seu processo de desenvolvimento, a dança acompanha a cultura de cada época. Valores, crenças, hábitos e comportamentos de cada fase histórica da humanidade refletem no fazer em dança demonstrando seu aspecto político e co-criador da realidade. Quando pensamos em dança, temos uma ideia de dança, uma concepção particular do movimento conhecido cultural e artisticamente como dança em determinada época. Essa ideia de dança é pessoal e intransferível, pois mesmo em coletivos culturais, ao contar ao outro qual é a sua ideia de dança, esta já se transforma em outra dança, carregada de valores de quem a experienciou e a transferiu como conhecimento. Há de se imaginar que a ideia de um movimento transcendente foi sendo transmitida ...

O fantástico trabalho de Vik Muniz em Passione

4,5 toneladas de lixo foram usadas pelo fotógrafo e artista plástico brasileiro radicado em Nova Iorque, Vik Muniz , para criação da abertura da novela Passione da Rede Globo   por  Sílvio de Abreu . Vik Muniz é um dos artistas mais respeitados no mundo. Ao invés de tinta o artista usa    molho de macarrão açúcar geléia caviar e até diamantes Uma obra de Vik Muniz denominada His and Hers está a venda na internet: um quadro pintado com chocolate, no valor de U$ 110 mil. O elemento surpresa é a principal característica do seu trabalho, quando as inusitadas pequenas partes se transformam num todo reconhecível. Um mosaico no superlativo da sensibilidade dos insights. A vanguarda e a contemporaneidade da arte brasileira sendo aceita e admirada pela massa. Para apreciar mais de 200 obras do artista visite sua página no  ARTSY.NET , uma galeria virtual que tem como missão disponibilizar a arte mundial a qualque...