Pular para o conteúdo principal

Surreal



A palavra SURREAL é usada hoje nos mais variados contextos que vai desde a referência ao orgasmo até o caráter mais louco de uma entidade. O termo foi difundido na Europa na década de 20 em virtude do movimento artístico e literário denominado SURREALISMO liderado por artistas como Salvador Dali, René Magritte e Max Ernst. Este artistas foram influenciados pelas teorias freudianas e suas obras retratam o sonho, o inconsciente, o símbolo, o abstrato, o psicológico. Tudo o que descartamos hoje nos braimstorms, os surrealistas usavam como matéria prima. As idéias eram postas de acordo com o fluxo de seu surgimento numa espécie de técnica critativa aleatória denominada escrita automática. Por influência, hoje em dia é comum encontrarmos processos criativos mais ou menos neste formato. A diferença é que as idéias são selecionadas, polidas, coladas umas às outras como uma grade colcha de retalhos e depois justificadas com uma boa reflexão registrada através de textos de cunho artístico-científico.

O Surrealismo ia além da nossa formalidade imaginária imposta pelos signos culturais urbanos. Das inúmeras contribuições que este movimento trouxe para o século XXI destaco o senso de humor que as obras artísticas ganharam a partir de então, levando o público a refletir sobre as idéias autorais de forma leve e descontraída. O movimento foi aderido por artistas plásticos, literários, cênicos e até o cinema. Fomos afetados. É um processo irreversível.

Eu.... recomendo uma pesquisa.... a L e A t Ó r i a .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUNDAMENTOS DA DANÇA

Figura 1: Paintbrush sobre Jean-Georges Noverre A DANÇA NA PRÉ-HISTÓRIA (1.000.000 a.C. ao Século V) Devido a grandes revoluções humanas a dança sofreu grandes transformações, desde seu "surgimento". Devido a marcante presença da expressão corporal em seu processo de desenvolvimento, a dança acompanha a cultura de cada época. Valores, crenças, hábitos e comportamentos de cada fase histórica da humanidade refletem no fazer em dança demonstrando seu aspecto político e co-criador da realidade. Quando pensamos em dança, temos uma ideia de dança, uma concepção particular do movimento conhecido cultural e artisticamente como dança em determinada época. Essa ideia de dança é pessoal e intransferível, pois mesmo em coletivos culturais, ao contar ao outro qual é a sua ideia de dança, esta já se transforma em outra dança, carregada de valores de quem a experienciou e a transferiu como conhecimento. Há de se imaginar que a ideia de um movimento transcendente foi sendo transmitida ...

Camaleões Festa Contemporânea

Clênio Magalhães + Cib Maia Ph by Netun Lima Ph by Phellipe Messias  ph by Dió Freitas Cib Maia by  ph by Dió Freitas Aki Katai ph by Dió Freitas  

Letra da Dança: Dançaterapia, técnica e bem-estar

     O livro Letra da Dança é um manual completo para execução e aplicação de movimentos corporais em diversos segmentos da dança e dançaterapia. Sua existência tem potencial de ampliar o campo da Dançaterapia Contemporânea Brasileira, podendo ser aplicada em estudos e trabalhos relacionados às Práticas Integrativas Complementares, processos criativos em dança contemporânea e ensino-aprendizagem do movimento criativo em geral.     A técnica Letra da dança, desenvolvida há aproximadamente trinta anos por Clênio Magalhães, concentra potencial técnico, artístico, filosófico, terapêutico e psicológico.         O autor,  Clênio Magalhães é d outorando em Dança PPGDANÇA UFBA 2025, é professor, pesquisador, dançaterapeuta e artista da Dança. Especialista em Dançaterapia pela UNYLEYA (2021) e Mestre em Dança PPGDANÇA UFBA (2024). Autor dos livros O Corpo Ciente: ampliando o campo da experiência motora - Arcano 3 Editora  (2023) e Coreoação:...