A-MOSTRA.LAB é um projeto idealizado por Denise Lopes estreado em 27 de Julho através do Edital de ocupação do Esquyna Espaço Coletivo Teatral, contemplado pela FUNARTE com o Edital PRÊMIO PROCULTURA DE ESTÍMULO AO CIRCO, DANÇA E TEATRO. Consiste de 19 cenas curtas de no máximo 20 minutos que se apresentaram em dois fins de semanas consecutivos, de 27 de Julho a 05 de Agosto de 2012. Três apresentações por dia.
A ideia surgiu quando Denise foi desclassificada no Edital do Projeto Cenas Curtas do Grupo Galpão. Este ano o Galpão disponibilizou a lista dos classificados e dos desclassificados. Vendo a grande quantidade de grupos que ficaram de fora, Denise ligou para os artistas mineiros da lista, propondo-os a unir este povo para mostrar suas propostas. Uma ideia genial! Mostra dos (des) classificados.
Abre-se mais um espaço para mostrar, experimentar, ousar, errar, aprender, propor, participar, trocar, conhecer. Sim. Está acontecendo. Neste momento existe um grupo que é a cara da arte contemporânea mineira. Denise Lopes tem todas as justificativas para sua euforia. É muito bonito admirar o cerne. A-MOSTRA.LAB surge como mais um caminho, mais uma mídia, mais criação, rascunhos, ideias, emoções e descobertas.
Leveza: nA-MOSTRA.LAB os trabalhos foram aceitos. Convidados. Queríamos o melhor para todos, sem cobrar isso ou aquilo para a obra estar “pronta”. Não existiu nenhum problema em não possuir, foto em alta resolução, CNPJ, CPF, mapa de luz, pois a intenção era justamente ver este monte de ideias cruas, mutáveis, rústicas, em processo. Você entra com a vontade de mostrar. De se mostrar. De comunicar. De expressar seus sentimentos perante um tema. Como participante me senti leve pelo respeito que um artista via a obra do outro. Como público me senti leve, pois percebia a construção dos detalhes cênicos entre uma cena e outra, porque sentia a entrega dos atores para com o projeto.
Vigor: É bonito de se ver. É gostoso de fazer. É um ótimo exercício.
Acesso: a possibilidade de se comunicar pela internet, através dos e-mails e do Facebook, registro através dos blogs. Semanalmente nos organizamos para saber das demandas, se alguém precisa de ajuda. Participaram artistas de Contagem, Sabará, Ouro Preto e de Juiz de Fora, que vieram por conta própria só para o evento.
Reflexão: o jeito de organizar seus anseios em objetos e intensidades, para pô-los em cena. E fazer rir. E fazer chorar. Contrair. Relaxar. Garatujas. A plateia sabe. É avisada. E permanece. Com alguma exceção. Muitas gargalhadas. Ficção ou realidade? Dúvidas nos surgem a respeito do desconhecido. Do por que fazemos. Enquanto não descobrimos, vamos festejar. Mostrar o trabalho aos olhos de fazedores. O mais importante da nossa discussão acerca do fazer artístico é para mim um meio de registrar as questões mais urgentes das artes cênicas. Como por exemplo, “ser ou não ser personagem”.
Dedicação: Obrigado a todos pela oportunidade! Até a próxima!
Quem somos e para que(m) viemos:
Somos jovens artistas mineiros e buscamos fazer do projeto A-Mostra.Lab um corpo em movimento, construído a partir das células (grupos e individualidades) artísticas em um formato colaborativo.
Esse corpo multifacetado e também multiforme deseja ocupar os espaços dentro e fora do Esquyna Espaço Coletivo Teatral, proporcionando uma experiência de laboratório a partir das cenas curtas a serem apresentadas.Esse corpo é composto de 19 células-cenas de curta duração, com até 20 minutos cada, inseridas em dois finais de semana de programação.A população será convidada a participar, tendo como custo o preço-metáfora equivalente a uma passagem de ônibus, R$2,65.
PROGRAMAÇÃO:
JULHO
Dia 27 de julho – sexta
20h
ENCONTRO COM PEDRO JUAN – Júnia Pereira – Belo Horizonte
OS MENTECAPTOS – Cia. Malarrumada – Belo Horizonte
QUEM É TEU PAI? – Breno Martins – Belo Horizonte
+ troca
Dia 28 de julho – sábado
20h
MONÓLOGO DE UM TALVEZ ARTISTA – Cristiano Diniz – Belo Horizonte
TEM ALGO DE ERRADO COM MEU PISO – Sartre Silva e Souza – Belo Horizonte
QUEM É AQUELE? – Clênio Magalhães – Belo Horizonte
I CONGRESSO INTERNACIONAL PARA PORCOS E AFINS – Thálita Motta Melo –
Belo Horizonte/ Ouro Preto
+ troca
Dia 29 de julho – domingo
18h
A HISTÓRIA DE LÚCIA – Lira Bastos Moreira Ribas – Belo Horizonte
AMOR POR $17,50 – Igor Araujo Aires – Belo Horizonte
LIMITES – Felipe Messias – Contagem
+ LAB
AGOSTO
Dia 03 de agosto – sexta
20h
REGISTROS – Denise Lopes Leal – Sabará
O ÚLTIMO DOCE – Alice Vieira de Souza – Contagem
... SPAM – Diego Krisp – Sabará
+ troca
Dia 4 de agosto – sábado
20h
COMO DESCASCAR CEBOLAS SEM CHORAR – Lívia Soares Gomes – Juiz de Fora
O SEQUESTRO – Débora Augusta Guimarães – Belo Horizonte
SAPATINHOS VERMELHOS – Anair Patrícia Braga Moreira – Ribeirão das Neves
+ troca
Dia 5 de agosto – domingo
18h
NOTAS DE BATOM – Camila Morais – Belo Horizonte
DIANTE DO ESPELHO – Rick Alves (Ramon Brant) – Belo Horizonte
MEDEIA, DE LEANDRO E LEONARDO – Sofisticada Companhia – Belo Horizonte
+ LAB
O que é + troca e + LAB?
+ troca – sextas e sábados a partir das 22h
Após as apresentações, bate-papo sobre as cenas do dia envolvendo os artistas e o público no boteco oficial.
+ LAB – domingos a partir das 12h
Encontro entre os participantes e afins para troca de experiências
sobre o projeto no entorno do Esquyna.
Até lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário