Pular para o conteúdo principal

Oficina DRAMATURGIA DO CORPO - Uma introdução ao Teatro Físico


DRAMATURGIA DO CORPO

Uma introdução ao Teatro Físico

Professor
Clênio Magalhães

Governador Valadares (MG)

1 - O curso:

O que é Teatro Físico? Qual a sua origem? O Teatro Físico no Brasil. A utilização do espaço pelo ator no Teatro Físico. Além de responder a questões como estas, o curso pretende apresentar os maiores nomes desta modalidade teatral no Brasil e no mundo. As práticas que compõem oitenta por cento do curso buscam evidenciar a importância do gesto enquanto linguagem, enquanto instrumento de comunicação para o teatro e para a vida cotidiana. Como criar o gesto teatral? Qual a diferença entre o gesto do cotidiano e o gesto teatral? Sem utilização do verbo, a mostra final do curso buscará mostrar que o gesto, o movimento e a ação física constituem as principais atitudes cênicas do ator criador.


2 - Objetivos:

Dar aos participantes a consciência da importância do corpo e suas ações físicas como instrumentos universais de comunicação e expressão.

Estimular a reflexão crítica a respeito das transformações que vêm ocorrendo na linguagem das artes cênicas que influenciam nas criações contemporâneas.


Fornecer atividades que venham a possibilitar o aprimoramento dos potenciais expressivos do corpo cênico através de seus gestos, movimentos e ações físicas.

3- Público Alvo:
Atores, Dançarinos, Professores de arte com idade superior a 16 anos.


4 - Turmas:
As turmas serão compostas por 30 participantes (máximo).


5 - Carga horária: 12 horas
6 - Dias: (a definir)


7 - Programa:
O curso será oferecido em três módulos como segue:

Módulo I
O que é Teatro Físico? Movimento, gesto e ação física. Condicionamento corporal. A exploração do Espaço e do Silêncio.


Módulo II
A Dramaturgia corporal. A partitura física das cenas. A ação física e a emoção. O Sistema Nervoso Somático e suas utilizações conscientes no teatro.


MóduloIII
Mostra. O poder da repetição. Utilização das técnicas apreendidas.



8 - Docente:
Este curso será ministrado pelo Professor Clênio Magalhães (Educação Física FACS e Superior em Tecnologia em Produção do Audiovisual – FAC –UNIVALE, Educação Física – UNIPAC, Artes – Instituto Imaculada Conceição), ator, diretor, dançarino e coreógrafo graduado em Licenciatura em Dança pela Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia UFBA (2003).


9 - Contatos - cleniomagalhaes@uol.com.br

10 - Didática:
O curso será conduzido pela tarefa de traduzir com o corpo, através das técnicas apresentadas, contos escolhidos da obra do escritor brasileiro Machado de Assis para formatação da mostra final.


VAMOS COMEÇAR?!!!!!

Comentários

monica mosqueira disse…
Sucesso!

Postagens mais visitadas deste blog

Camaleões Festa Contemporânea

Clênio Magalhães + Cib Maia Ph by Netun Lima Ph by Phellipe Messias  ph by Dió Freitas Cib Maia by  ph by Dió Freitas Aki Katai ph by Dió Freitas  

FUNDAMENTOS DA DANÇA

Figura 1: Paintbrush sobre Jean-Georges Noverre A DANÇA NA PRÉ-HISTÓRIA (1.000.000 a.C. ao Século V) Devido a grandes revoluções humanas a dança sofreu grandes transformações, desde seu "surgimento". Devido a marcante presença da expressão corporal em seu processo de desenvolvimento, a dança acompanha a cultura de cada época. Valores, crenças, hábitos e comportamentos de cada fase histórica da humanidade refletem no fazer em dança demonstrando seu aspecto político e co-criador da realidade. Quando pensamos em dança, temos uma ideia de dança, uma concepção particular do movimento conhecido cultural e artisticamente como dança em determinada época. Essa ideia de dança é pessoal e intransferível, pois mesmo em coletivos culturais, ao contar ao outro qual é a sua ideia de dança, esta já se transforma em outra dança, carregada de valores de quem a experienciou e a transferiu como conhecimento. Há de se imaginar que a ideia de um movimento transcendente foi sendo transmitida ...

Letra da Dança: Dançaterapia, técnica e bem-estar

     O livro Letra da Dança é um manual completo para execução e aplicação de movimentos corporais em diversos segmentos da dança e dançaterapia. Sua existência tem potencial de ampliar o campo da Dançaterapia Contemporânea Brasileira, podendo ser aplicada em estudos e trabalhos relacionados às Práticas Integrativas Complementares, processos criativos em dança contemporânea e ensino-aprendizagem do movimento criativo em geral.     A técnica Letra da dança, desenvolvida há aproximadamente trinta anos por Clênio Magalhães, concentra potencial técnico, artístico, filosófico, terapêutico e psicológico.         O autor,  Clênio Magalhães é d outorando em Dança PPGDANÇA UFBA 2025, é professor, pesquisador, dançaterapeuta e artista da Dança. Especialista em Dançaterapia pela UNYLEYA (2021) e Mestre em Dança PPGDANÇA UFBA (2024). Autor dos livros O Corpo Ciente: ampliando o campo da experiência motora - Arcano 3 Editora  (2023) e Coreoação:...