Pular para o conteúdo principal

MEXEM



EM:

Caminhos da Dança-Teatro no Brasil
I Seminário e Mostra Nacional de Dança-Teatro
Universidade Federal de Viçosa - UFV (MG)


PROGRAMAÇÃO DOS GTs

GT1: Dia 23 de Abril - 13 às 14:30h

A preparação do corpo na e para a Dança-Teatro
Evanize Siviero Romarco - UFV
eva_siviero@ufv.br

Repadronizando os padrões de movimento: fundamentos para o trabalho corporal do ator-dançarino
Andréia Maria Ferreira Reis (PPGAC/UFBA/UNICAMP)

Movimento sonoro: a ação da palavra na dança-teatro
Janaina Träsel Martins (UFSC)

Dança-teatro: estímulos transdisciplinares para o intérprete-compositor
Leticia Maria Olivares Rodrigues (FMU)

Dança-Teatro e Pesquisa-ação Somática: os Bartenieff Fundamentals como fonte de experimentação para o preparo corporal de artistas cênicos com deficiência física
Saulo Silveira (PPGAC-UFBA)

A utilização da Iyengar ioga na preparação do corpo do ator-compositor: considerações sobre as possibilidades de um método
Yaska Antunes (UFU)

GT 2: Dia 24 de abril - 13 às 14:30h

Dança-teatro: diversas concepções?
Laura Pronsato - UFV
lpronsato@ufv.br

Arte devoção: elevação do espírito a si mesmo
Aline Serzedello Vilaça (UFV)

Estudos, reflexões e apontamentos sobre o improvável: Núcleo de Estudos do Improviso
Gabriele Generoso (UFBA)

A construção do curso de licenciatura em dança-teatro da UFPEL
Maria Fonseca Falkembach (IAD - UFPEL)

GT3: Dia 24 de abril - 17:30 às 19h

Histórias da Dança-Teatro no Brasil: estudos metodológicos, históricos e historiográficos.
Alba Pedreira Vieira - UFV
apvieira@ufv.br

Registros de dança: a dança teatral gaúcha e Carlota Albuquerque
Ms. Flavia Pilla do Valle (ULBRA); Miriam Medeiros Strack (ULBRA)

História e Dança: caminhos possíveis para estudos em dança
Rafael Guarato (INHIS- UFU)

Noturno para Pagu - o teatro dança na cena mineira.
Ramon Santana de Aguiar (UNIRIO)

GT4: Dia 25 de abril - 13 às 14:30h

Dança-Teatro brasileira: despontando entre territórios e cultura
Carla Cristina Oliveira de Ávila - UFV
carlaavila@ufv.br

Análise dos elementos estéticos baseados nos estudos de Humphrey e Hayes da obra Caravana da ilusão do coreógrafo Mário Nascimento
Flávia Brassarola Borsani (UFV); Evanize Kelli Siviero (UFV)

Mexem: Uma discussão sobre as fronteiras existentes entre os diversos estilos de dança, mantidas por demandas de matrizes ideológicas
Clênio Magalhães (UNIVALE/ UNIPAC/ IIC)

Corpo D'água
Monica da Costa (UFRJ / ENSP-FIOCRUZ)

A Dança Experimental e a Dança Teatro
Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz (DEF/EEFFTO/UFMG); Siane Paula de Araújo; Ana; Carolina de Paula Oliveira; Caroline Konzen Castro e Caroline Queiroga Antönio (PRODAEX/EEFFTO/UFM

GT 5: Dia 25 de abril - 17:30 às 19

A Dramaturgia corporal da dança-teatro de Pina Bausch
Solange Pimentel Caldeira - UFV
calder@ufv.br

Fronteiras movediças da dança-teatro: reflexões sobre o movimento instantâneo na dramaturgia corporal do performer
Eloísa Brantes Mendes ( IA -UERJ)

O angst theater de Pina Bausch: articulações entre vazio, pulsão e corpo
Carla Andréa Silva Lima (UFMG)

Dramaturgia do corpo e corporeidade da voz: uma breve reflexão
Fernando Aleixo (UFU)

Tanztheatralidade (Re) Visitada
Sayonara Pereira (I.A-DACOPGA-UNICAMP)

Teatro Físico - Vibração e Troca Humana nas manifestações populares da Espanha e no teatro de Frederico Garcia Lorca
Luiz Augusto Martins (IFAC- UFOP)


Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Centro de Ciências Humanas, Letras Artes

Departamento de Artes e Humanidades

Curso de Dança

Endereço: Av.P.H.Rolfs, s/n Campus Universitário

Viçosa - MG CEP: 36570-000

Fone: (31) 3899-4079/ (31) 3899-4078

E-mail: calder@ufv.br

APAREÇA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Camaleões Festa Contemporânea

Clênio Magalhães + Cib Maia Ph by Netun Lima Ph by Phellipe Messias  ph by Dió Freitas Cib Maia by  ph by Dió Freitas Aki Katai ph by Dió Freitas  

FUNDAMENTOS DA DANÇA

Figura 1: Paintbrush sobre Jean-Georges Noverre A DANÇA NA PRÉ-HISTÓRIA (1.000.000 a.C. ao Século V) Devido a grandes revoluções humanas a dança sofreu grandes transformações, desde seu "surgimento". Devido a marcante presença da expressão corporal em seu processo de desenvolvimento, a dança acompanha a cultura de cada época. Valores, crenças, hábitos e comportamentos de cada fase histórica da humanidade refletem no fazer em dança demonstrando seu aspecto político e co-criador da realidade. Quando pensamos em dança, temos uma ideia de dança, uma concepção particular do movimento conhecido cultural e artisticamente como dança em determinada época. Essa ideia de dança é pessoal e intransferível, pois mesmo em coletivos culturais, ao contar ao outro qual é a sua ideia de dança, esta já se transforma em outra dança, carregada de valores de quem a experienciou e a transferiu como conhecimento. Há de se imaginar que a ideia de um movimento transcendente foi sendo transmitida ...

Letra da Dança: Dançaterapia, técnica e bem-estar

     O livro Letra da Dança é um manual completo para execução e aplicação de movimentos corporais em diversos segmentos da dança e dançaterapia. Sua existência tem potencial de ampliar o campo da Dançaterapia Contemporânea Brasileira, podendo ser aplicada em estudos e trabalhos relacionados às Práticas Integrativas Complementares, processos criativos em dança contemporânea e ensino-aprendizagem do movimento criativo em geral.     A técnica Letra da dança, desenvolvida há aproximadamente trinta anos por Clênio Magalhães, concentra potencial técnico, artístico, filosófico, terapêutico e psicológico.         O autor,  Clênio Magalhães é d outorando em Dança PPGDANÇA UFBA 2025, é professor, pesquisador, dançaterapeuta e artista da Dança. Especialista em Dançaterapia pela UNYLEYA (2021) e Mestre em Dança PPGDANÇA UFBA (2024). Autor dos livros O Corpo Ciente: ampliando o campo da experiência motora - Arcano 3 Editora  (2023) e Coreoação:...