Pular para o conteúdo principal

lugar de encontrar o outro ( são paulo x governador valadares)




foram três dias diferentes, em semanas e meses diferentes. kátia rozatto e clênio magalhães juntos em valadares.
para que?
para trocar idéias, para compartilhar momentos artísticos, para opinar, para escutar, para falar, para criticar, para descansar, para comer, para realizar várias coisas juntos. a experiência foi no mínimo diferente de tudo que eu já havia vivenciado em relação a intercâmbios. através da troca contaminei-me com o compromisso de ser observado por uma 'desconhecida'. e decidi arriscar, dar a cara a tapa e expor meus momentos mais íntimos da criação. propus à nossa equipe que colocasse-mo-nos em teste para nós mesmos, experimentando nossas mais espontâneas inspirações. e eles toparam.
deparamo-nos com nossas diferenças, o que seria inevitável. foram momentos difíceis de não saber se estávamos nos encontrando ou confrontando, compartilhando ou suportando, agradando ou incomodando?
a resposta?
a arte naquele momento era o mais importante. como diretor, não permiti que as opiniões se confrontassem, mas que a própria obra fosse caminhando contaminada por aqueles corpos atuantes, ouvintes, protagonistas e antagonistas.
uma coisa é certa, transformamo-nos. uns mais intensivamente que outros, mas não somos mais os mesmos depois de encontrar o outro.
quando criança, fase de nossa vida em que mais aprendemos sobre o mundo, de forma intensiva, pois temos que aprender a falar, a nos comportar, a ler, a somar, a vestir, a comer, a tomar banho, a brincar,... só conseguimos fazê-lo de forma eficiente pois estamos sempre acompanhados de outras crianças, seja na escola, na igreja, no bairro, família, etc. o projeto lugar de encontrar o outro colocou-me de novo neste estágio de aprendizagem, remetendo-me ao passado para perceber como é importante que continuemos em grupos para que possamos descobrir intensivamente os segredos do mundo. obrigado °hibridus cia de dança° pela oportunidade, kátia rozato pela paciência, maurício pela disciplina e dedicação, tamaki por seu profissionalismo e talento investidos, davi por sua companhia silenciosa e olhar curioso, gessé por sua investigação, celinho pelos movimentos e entrega, américa pelo delicioso café da tarde, a minha equipe pela deliciosa noite de aleluia.
salve, salve!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Camaleões Festa Contemporânea

Clênio Magalhães + Cib Maia Ph by Netun Lima Ph by Phellipe Messias  ph by Dió Freitas Cib Maia by  ph by Dió Freitas Aki Katai ph by Dió Freitas  

FUNDAMENTOS DA DANÇA

Figura 1: Paintbrush sobre Jean-Georges Noverre A DANÇA NA PRÉ-HISTÓRIA (1.000.000 a.C. ao Século V) Devido a grandes revoluções humanas a dança sofreu grandes transformações, desde seu "surgimento". Devido a marcante presença da expressão corporal em seu processo de desenvolvimento, a dança acompanha a cultura de cada época. Valores, crenças, hábitos e comportamentos de cada fase histórica da humanidade refletem no fazer em dança demonstrando seu aspecto político e co-criador da realidade. Quando pensamos em dança, temos uma ideia de dança, uma concepção particular do movimento conhecido cultural e artisticamente como dança em determinada época. Essa ideia de dança é pessoal e intransferível, pois mesmo em coletivos culturais, ao contar ao outro qual é a sua ideia de dança, esta já se transforma em outra dança, carregada de valores de quem a experienciou e a transferiu como conhecimento. Há de se imaginar que a ideia de um movimento transcendente foi sendo transmitida ...

O fantástico trabalho de Vik Muniz em Passione

4,5 toneladas de lixo foram usadas pelo fotógrafo e artista plástico brasileiro radicado em Nova Iorque, Vik Muniz , para criação da abertura da novela Passione da Rede Globo   por  Sílvio de Abreu . Vik Muniz é um dos artistas mais respeitados no mundo. Ao invés de tinta o artista usa    molho de macarrão açúcar geléia caviar e até diamantes Uma obra de Vik Muniz denominada His and Hers está a venda na internet: um quadro pintado com chocolate, no valor de U$ 110 mil. O elemento surpresa é a principal característica do seu trabalho, quando as inusitadas pequenas partes se transformam num todo reconhecível. Um mosaico no superlativo da sensibilidade dos insights. A vanguarda e a contemporaneidade da arte brasileira sendo aceita e admirada pela massa. Para apreciar mais de 200 obras do artista visite sua página no  ARTSY.NET , uma galeria virtual que tem como missão disponibilizar a arte mundial a qualque...