Pular para o conteúdo principal

a impossível classificação da arte contemporânea

este pequeno artigo representa uma inquietação particular quanto aos inúmeros questionamentos sobre o que seja essa arte contemporânea que vem ganhando a cada dia mais espaço no mercado cultural mundial. geralmente as obras contemporâneas promovem tensões interpretativas por localizar-se no campo do desconhecido. na fruição da arte contemporânea encontram-se alguns entraves gerados pela ausência de identidade percebida pelo receptor. essa identidade inexiste ou existe em mínimas proporções por vários motivos, dentre eles posso citar: a massificação cultural promovida pela imprensa, pela ausência deste conteúdo na educação escolar e pela insistente classificação desta modalidade inclassificável. o primeiro motivo provoca uma padronização da arte fazendo com que o público busque reconhecer e não criar novas interpretações, o segundo não assegura a vastidão do vocabulário sensitivo da arte na criança, queimando fases que serão necessárias para a fruição da arte na idade adulta e o último por tentar definir algo que sempre estará em mudança em todos os aspectos. sem querer classificar, mas apenas expondo minha maneira de relacionar-me com a arte, diria que a arte contemporânea representa a arbitrariedade das escolhas, onde corpo e mente fundem-se em mito. a alteridade é responsável pela variedade de critérios utilizados para realização de uma análise taxonômica da arte contemporânea. a arte contemporânea não carece de definições pois o fenômeno de afetação pela arte acontece de forma axiomática. a variação da capacidade sensitiva da obra ocorrerá de acordo com as diferentes experiências que este receptor já vivenciou. todo público está preparado para receber uma mensagem artística, porém a densidade e a dispersão dos conteúdos variam de acordo com a cultura. acredito que seja pertinente atender ao público contemporâneo oferecendo-lhe informações acerca da permissividade de diferentes formas de percepção e talvez a maior responsabilidade esteja nas mãos da educação que é responsável por preparar a criança para as mudanças do mundo e não somente reproduzir a arte enlatada dos meios de comunicação. neste aspecto a arte-educação exerce um papel importantíssimo no que tange à construção de uma nutritiva base sensorial de percepção artística para fomentar o consumo de arte para gerações futuras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Camaleões Festa Contemporânea

Clênio Magalhães + Cib Maia Ph by Netun Lima Ph by Phellipe Messias  ph by Dió Freitas Cib Maia by  ph by Dió Freitas Aki Katai ph by Dió Freitas  

FUNDAMENTOS DA DANÇA

Figura 1: Paintbrush sobre Jean-Georges Noverre A DANÇA NA PRÉ-HISTÓRIA (1.000.000 a.C. ao Século V) Devido a grandes revoluções humanas a dança sofreu grandes transformações, desde seu "surgimento". Devido a marcante presença da expressão corporal em seu processo de desenvolvimento, a dança acompanha a cultura de cada época. Valores, crenças, hábitos e comportamentos de cada fase histórica da humanidade refletem no fazer em dança demonstrando seu aspecto político e co-criador da realidade. Quando pensamos em dança, temos uma ideia de dança, uma concepção particular do movimento conhecido cultural e artisticamente como dança em determinada época. Essa ideia de dança é pessoal e intransferível, pois mesmo em coletivos culturais, ao contar ao outro qual é a sua ideia de dança, esta já se transforma em outra dança, carregada de valores de quem a experienciou e a transferiu como conhecimento. Há de se imaginar que a ideia de um movimento transcendente foi sendo transmitida ...

O fantástico trabalho de Vik Muniz em Passione

4,5 toneladas de lixo foram usadas pelo fotógrafo e artista plástico brasileiro radicado em Nova Iorque, Vik Muniz , para criação da abertura da novela Passione da Rede Globo   por  Sílvio de Abreu . Vik Muniz é um dos artistas mais respeitados no mundo. Ao invés de tinta o artista usa    molho de macarrão açúcar geléia caviar e até diamantes Uma obra de Vik Muniz denominada His and Hers está a venda na internet: um quadro pintado com chocolate, no valor de U$ 110 mil. O elemento surpresa é a principal característica do seu trabalho, quando as inusitadas pequenas partes se transformam num todo reconhecível. Um mosaico no superlativo da sensibilidade dos insights. A vanguarda e a contemporaneidade da arte brasileira sendo aceita e admirada pela massa. Para apreciar mais de 200 obras do artista visite sua página no  ARTSY.NET , uma galeria virtual que tem como missão disponibilizar a arte mundial a qualque...