JORNADA PEDAGÓGICA XINGUARA (PA) - Janeiro 2012


Segunda experiência com profissionais da Educação da cidade Xinguara PA. Quem leu sobre a primeira vivência realizada em novembro de 2011 já espera que o segundo seja ainda melhor. 
Clênio Magalhães e João Paulo de Oliveira ao som do Maurício Mansu

     É fantástica a entrega e disposição destes profissionais em fazer a diferença em dedicar-se aos eventos profissionalizantes proporcionados pela Secretaria de Educação do município. Este post é para parabenizar o Secretário de Educação Cláudio Marques, a Coordenadora do departamento de Programa e Projetos da Secretaria Municipal de Educação Ana Maria Medrado e a Coordenadora do Programa Mais Educação Cristiane Pereira Coelho, profissionais com incansável dedicação para o enriquecimento da cultura local e a todos os profissionais da educação como diretores, supervisores, coordenadores, professores, secretárias, dentre outros cargos envolvidos no projeto. Agradecimento especial a Jariciane Setúbal diretora da Escola Municipal Tancredo Neves e Sânia Carneiro que nos ofereceram um tratamento impecável demonstrando total respeito pela dança na escola e pelos corpos que ali se dispuseram a trabalhar e viver a arte do movimento com a integridade que esta arte merece. O mais gratificante da nossa profissão de professor é sentir que suas informações são transformadas pelos seus educandos e ressignificadas para o cotidiano das suas ações voltadas para o processo de ensino aprendizagem.


O trabalho foi dobrado desta vez. Logo na manhã do primeiro dia, encontro com o Exmo. Sr. Prefeito Davi Passos que nos deu uma maravilhosa aula com seu discurso de abertura, vereadores, diretores das escolas, o secretário de educação Cláudio Marques, o chefe de gabinete Rivelino Zarpellon e centenas de profissionais que estariam envolvidos na Jornada Pedagógica de Xinguara PA nos próximos dias.
Este evento que ocorreu entre os dias 24 e 28 de janeiro de 2012 é um exemplo de comprometimento com a educação deste município. É facilmente presumível que o ano letivo destes profissionais seja diferenciado pelo fato de já entrarem para suas salas com um sopro de novidades trazidas por profissionais de várias partes do Brasil.
Minhas oficinas foram A Escola como Produtora Cultural e A importância da Dança na Educação Infantil. Na primeira, apresento oportunidades para que os professores possam descobrir diferentes maneiras de produzir as obras artísticas da escola onde trabalha, tornando estes trabalhos além de componentes da grade curricular, uma importante participação na cultura da sociedade onde a escola está inserida. Apresenta mecanismos capazes de descobrir e orientar professores produtores em potencial, capazes de empreender ações de sucesso. O curso é uma introdução no mercado cultural que fornece as informações necessárias para a elaboração de projetos que possam ampliar as oportunidades de práticas culturais para a população, auxiliando e fomentando o desenvolvimento de ações consistentes e sustentáveis, direcionadas à democratização do acesso à cultura.  Como encerramento, apresentamos uma coreografia de dança contemporânea interagindo com a tecnologia do vídeo.

Clênio e Vitória by Ana Maria Barros Medrado

 Na segunda oficina, proponho uma mediação entre o comportamento corporal das crianças e a dança contemporânea. Apresento as virtudes da prática da dança para as relações da criança com a família, com a sociedade e consigo mesma. O curso é uma colaboração importante para o entendimento do significado das interações e das vivências corporais da criança com o meio. A dança e a arte em geral desempenhando um papel fundamental para um pleno desenvolvimento psicológico, físico, social e cultural da criança. Esta oficina teve culminância na rodoviária municipal com uma intervenção urbana de grande sensibilidade e transformação, com participação do músico convidado, meu conterrâneo, Maurício Mansu.


A Jornada Pedagógica também propôs aulas de música, dança circular, informática, corporeidades, dentre outras oficinas. Salas cheias, com vagas disputadas, em pleno ritmo de férias. É emocionante ver professores e profissionais da educação interessados em trabalhar, suar, propor, trocar. Parabéns Xinguara! 

Até a próxima!